Postagens mais visitadas

sábado, 5 de setembro de 2020

Funções de Linguagem - O que são? (ENEM)

O que é funções de linguagem?

As funções da linguagem representam os objetivos da comunicação durante a interação comunicativa em contexto social. Elas estão diretamente relacionadas às manifestações expressivas no cotidiano. Podem informar, revelar sentimentos, emoções, ordenar, dentre outros objetivos ao se fazer uso da linguagem.


1. Função emotiva (expressiva)
Caracterizada pela subjetividade com o objetivo de emocionar. É centrada no emissor, ou seja, quem envia a mensagem. A mensagem não precisa ser clara ou de fácil entendimento.

Exemplo: Nós te amamos!


2. Função denotativa (referencial ou informativa).
Possui a finalidade de informar, notificar, anunciar, indicar, referenciar. A informação é objetiva sobre a realidade, um bom exemplo de função denotativa são as notícias.

Exemplo: “De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.”


3. Função conativa (apelativa) 
Procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função conativa está em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda e textos publicitário.

Exemplo: Você não pode perder o desconto dessa semana!


4. Função metalinguística
 Usa a mesma linguagem para explicar a mesma mensagem. Explica um código usando o próprio código.

Exemplo: Uma poesia que fale sobre poesia.


5. Função poética
Muitos confundem com a função emotiva. A emotiva tem como objetivo emocionar o leitor. Já a função poética se importa mais com a mensagem em si e a forma de como ela será transmitida. As palavras são usadas no sentido figurado.

6. Função fática
Interação entre emissor e receptor. Essa é a linguagem que mais usamos no dia a dia.

Exemplo: Telefonemas, cumprimentos, saudações.







Post Top Ad

Your Ad Spot